Os lançadores de softball podem não fazer arremessos a 150 km por hora, mas isso não significa que seus braços estejam livres de tensão. Um novo estudo diz que o arremesso da bola por baixo, chamado nos Estados Unidos de “windmill”, coloca mais força no bíceps do lançador do que um lançamento atirado por cima, conhecido como “overhand.”O trabalho, publicado na revista "The American Journal of Sports Medicine", afirma que as exigências do arremesso por baixo produzem danos nos ombros e outros problemas. O principal autor do trabalho é Idubijes L. Rojas, do Centro de Medicina da Universidade Rush, em Chicago.
O softball de arremesso rápido (nos EUA, “fast-pitch softball”), conforme apontou o estudo, é altamente popular entre meninas e mulheres, com cerca de 2,5 milhões de participantes a cada ano. “A crença convencional no softball é que o movimento do arremesso por baixo coloca pouca tensão no braço”, dizem os pesquisadores. Eles examinaram sete lançadores “windmill”, estudando a mecânica de seus movimentos e usando equipamentos para medir o que acontecia com os músculos do braço a cada ponto do lançamento.
Grande parte do problema parece ocorrer depois que a bola é solta, disse um co-autor do estudo, Nikhil N. Verma, da Universidade Rush. Conforme o braço desacelera, uma enorme tensão é colocada no bíceps. Além disso, ao contrário de seus pares no baseball, os lançadores do softball geralmente não são limitados pelo número de innings (entradas) que podem jogar, disse o estudo.


0 comentários:
Postar um comentário