segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estados Unidos passeiam no softbol e conquistam oitavo título


Potência do softball, os Estados Unidos conquistaram neste domingo o oitavo título pan-americano ao vencer o Canadá por 11 a 1. Em nove edições, apenas uma vez as norte-americanas não ficaram com a medalha de ouro - foi em Caracas 1983, quando as canadenses foram as vitoriosas.
A hegemonia dos EUA é impressionante. A vitória deste domingo foi a 86ª das norte-americanas em Pan. Elas perderam apenas 3 vezes. Em Mundiais, são nove títulos e duas pratas. O softbol participou de quatro edições de Olimpíadas e os EUA venceram três delas. Em Pequim 2008, o Japão conseguiu a proeza de vencê-las. "Foi demais ganhar o ouro sem perder nenhum jogo", comemorou a norte-americana Keilani Ricketts.
Após os Jogos da China, o COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiu excluir o softbol do programa olímpico. O esporte não estará em Londres em 2012 e no Rio em 2016. A decisão do COI gerou polêmica e as jogadoras dos EUA estão em campanha para que o softbol volte para a disputa.
Os EUA conquistaram o oitavo título pan-americano com um time jovem, com média de idade de 22 anos. Apenas duas jogadoras tinham participado do último Mundial, no ano passado: Kaitlin Cochran e Ashley Holcombe. A grande ausência da equipe é Jennie Finch, que se aposentou após o ouro no Mundial.
O Canadá se garantiu na final após vencer Cuba por 4 a 0. A equipe chegou a Guadalajara sonhando com o ouro, depois do bronze no Mundial de 2010, mas teve de se contentar com sua quarta prata em Pan - também tem um ouro e um bronze. As cubanas ficaram com o bronze, o quarto da equipe em Jogos Pan-Americanos. A última medalha foi conquistada em Winnipeg-1999.
O terceiro lugar foi muito comemorado pelas cubanas. "Os Estados Unidos e o Canadá estão acima da média. Eles têm mais recursos, disputam muitos torneios. Já o nosso país não tem condições de oferecer toda essa estrutura, mesmo assim mostramos que podemos jogar de igual para igual pelo menos com o Canadá", disse o técnico de Cuba, Luis Suárez. Na primeira fase, Cuba venceu o Canadá por 4 a 2.
Já a Venezuela, quinta colocada no Mundial de 2010, decepcionou e terminou na quarta colocação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;